Limpar Portugal

Limpar Portugal
Limpar Portugal

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Manhã do 2º dia, depois de dormirmos em Chefchouen.


Manhã do 2º dia, depois de dormirmos em Chefchouen.

O meu companheiro, o André, fartou-se de falar de uma “senhora estopada”. Foram 1025Km, com uma espera de mais de 3 horas pelo ferry boat na travessia do estreito de Gibraltar. Tínhamos passado o dia todo a atravessar a península, sempre com a companhia da chuva, parecia quase de noite desde manhã. Na chegada a Algeciras vimos pela 1ª vez nesse dia o azul do céu.
No entanto, a espera pelo ferry poderia ter tido um impacto maior no nosso plano de viagem. À chegada, foi-nos anunciada a possibilidade dos barcos não atravessarem o canal - “estava demasiado vento”. Deram-nos como hipótese consistente o barco das 22 horas, “um barco lento” (que demora cerca de 1:30h), e acabou por ser assim. Custou-nos 64€ (2 pessoas e o Defender).
Entretanto, a noite parecia estar a cair quente. Tínhamos que atravessar a fronteira e seguir viagem até 1400 mts de altitude. Correu tudo bem, na fronteira havia pouca gente (não estávamos em Agosto e já fora da época alta da semana santa) e a viagem até se fez bem, apesar da noite avançada.
Chefchouen foi sempre a nossa meta por várias razões. Tem um parque de campismo que fica já depois das 1ªs montanhas de Marrocos, está muito ocidentalizado (por acaso, também nos preços) e já era nosso conhecido.

Acabámos por montar uma daquelas tendas que ficam prontas a utilizar em 2’’ e dormimos a noite toda (eu, porque o André queixou-se de dificuldades em dormir).

Considero que fizemos boas opções ao percorrer a zona ocidental de Espanha (em Portugal saímos do Porto e percorremos a A25 até à Guarda e depois a A23 pela Covilhã e Castelo Branco e o IP2 por Portalegre. Entramos em Espanha por Campo Maior e seguimos por Badajoz para Sevilha, Jerez e Algeciras). Poupámos nas portagens, que em Portugal são muito caras para o Defender... Entre Sevilha e Jerez também pagámos portagem, pouco mais de 5€ (em Espanha só há 3 classes e o Defender está na 1ª). O tempo que esperámos pelo barco é que foi mais chato... Chegámos a Algeciras às 18:30 (hora espanhola) e só tivemos barco às 22h, que chegou a Ceuta às 23:30. O que vale é que em Marrocos são menos 2 horas que em Portugal. Afinal eram 22:45 quando atravessámos a fronteira. Mais tarde soubemos que tem havido muitos problemas de desmarcações de travessias, o que estava a gerar protestos em Ceuta. A justificação que nos deram foi a do "mau tempo"... fez-nos sentido porque choveu o dia inteiro. Na fronteira foi mesmo rápido, só houve aquelas burocracias do pede papelinho aqui, ali para o automóvel, preenche, carimba aqui o passaporte, ali o papelinho do automóvel, mostra aqui e mostra ali outra vez... Como já sabemos mais ou menos o filme, já evitamos os pseudo funcionários públicos que querem ajudar-nos em troca de gorjetas para se aproveitarem da complicação que nos causa aquela burocracia toda. De facto, é muito simples...



VER FOTOS (1ºs dias)

1 comentário:

Parola Gonçalves disse...

Boas.
Grande aventura.
Estou ansioso pelos próximos capitulos.
E Fotos.
Inté.