Limpar Portugal

Limpar Portugal
Limpar Portugal

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fim de Semana de Carnaval por Arouca, Serra da Freita e São Macário...

Foi um fim-de-semana prolongado que merece um relato no meu blog. Não conhecia Arouca e a Serra da Freita, mas desde que vivo no Porto que me falam delas. A oito dias do fim-de-semana do Carnaval, em família, lá decidimos passar o fim-de-semana na Quinta de Novais e a tentar conhecer um pouco da região de Arouca.

Com estou numa fase de grande obsessão pelas corridas e pelo BTT, levei comigo a minha bicicleta e arranjei o contacto do irmão de uma vizinha minha que lá vivia, e que também era BTTista (gente que me foi maravilhosa... e que tenho vontade de rever).

Dia 0 (zero) foi para adaptação ao clima, à altitude :) e, principalmente, ao "fazer pouco"... Combinei o passeio de BTT para o dia seguinte e fomos jantar vitela assada, arouquesa... É o tipo de alimentação em que tive que abrir uma excepção. Como já é hábito, dormimos cedo e, na manhã seguinte,
eu estava a conhecer a região noroeste de Arouca, pelos trilhos (mas de BTT)... Excelente passeio, com malta do Centro Juvenil Salesiano de Arouca, com fortes subidas e descidas bem rápidas.

Nessa manhã, o resto da família foi visitar o Convento e, ao almoço, tive a história da Santa Mafalda, que antes de ser santa viu o seu casamento com o Rei de Castela não consumado... e assim foi parar a este convento, fino!

Foi depois da sesta que acedemos à vista interminável do alto da Serra da Freita. Ainda fomos a tempo de ver as pedras parideiras, na aldeia de Castanheira e, do alto do miradouro, a cascata da Mizarela. Uns dias depois voltariamos para a tentativa de caminhar até á Fresta da Mizarela. A vontade ficou logo nesse dia, pelo esplendor a que acedemos.

No dia 2 tínhamos previsto ir ao monte de São Pedro, mas ficámos apenas pelo de São Macário. Com São Pedro do Sul ali tão perto, passámos pelo tenebroso Portal do Inferno e, do cimo do monte, ainda vimos a aldeia (abandonada) de Drave. Não fomos lá abaixo porque o passeio já ia longo e pretendíamos ir a Alvarenga experimentar os "conhecidos" bifes (outra excepção:)). Neste percurso, optámos por largar o asfalto e, apesar de um ou outro equivoco, rapidamente chegámos a Alvarenga. Pelo caminho ainda passámos por Ragoufe e pela impressionante paisagem com o Rio Paiva em Meitriz ... onde apetecia ficar para sempre...

O último dia, foi dia de corrida (24 Km ... acho que pesaram os abusos de carne e doces... sim, Arouca é terra de doçaria bem puchada!!!). No entanto, às 10 horas já estava com o banho tomado e pequeno almoço enfardado. Em família, fomos dali para a caminhada até à Fresta da Mizarela. Não chagámos lá, mas passeámos numa paisagem fantástica, bem próximo do fundo do vale. O Xande trepava pedras, excitado com tanto verde, ar, terra, bem estar...