Limpar Portugal

Limpar Portugal
Limpar Portugal

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Serra do Pisco...

Nem todos saberão onde fica esta Serra do Pisco. De facto, mais não é do que um monte próximo de Trancoso, que chega a ultrapassar os 100mts de altitude. O interessante é que está quase virgem. Até há bem poucos anos não tinha estradas asfaltadas e, mesmo sendo uma coisa recente, apenas tem uma, que a atravessa. Bem no topo, há um posto de vigia que apenas está ocupado no Verão. No fundo, nem tem muito de especial, mas é natural que a malta lá de Trancoso se sita atraído por ela, principalmente quando é da natureza que gosta.
Em fins-de-semana como este que agora acaba, com nevões nas "terras altas", é um local único no país... a razão é simples e tem a ver com a mina primeira afirmação: "nem todos saberão onde fica". Isto faz com que fique puro nestes dias, sem turistas, mesmo os locais... as marcas humanas são as que se confundem com a própria Serra do Pisco. É claro que há algum risco e é preciso ser-se afoito, mas é o mesmo que ir para a Serra da Estrela.


Foi assim que lá fui parar este fim-de-semana. Um pouco audaz e a querer mostrar à minha mulher e filho uma perspectiva do nevão que atravessou Trancoso, o fim-de-semana acabou por se transformar numa pequena aventura TT. O meu Defender, quase a chegar ao topo do monte, começou a derrapara e a escorregar. Prendia sempre na neve que não estava pisada, mas não conseguimos fazer a inversão de marcha... e ainda andou "nervosismo no ar". Lá fizemos 200 mts em marcha atrás ...acabámos por fazer a inversão de marcha e regressar.

É que não parava de nevar e já eram 17 horas... e o frio adensava-se. Mas isso, vê-se melhor nas fotografias...

Ver TODAS