Limpar Portugal

Limpar Portugal
Limpar Portugal

domingo, 6 de julho de 2008

Participação na 6ª prova do Campeonato Nacional de Navegação em Paredes


Assim foi... depois de um par de saídas para treinar a utilização do GPS a navegar sem cartografia ou tracks, com carta militar em punho e a olhar para os montes, lá chegou o dia da estreia na prova do Campeonato Nacional de Navegação, organizada pelo Clube TT de Paredes - 6 de Julho, nas cartas 123 e 134.

A inscrição foi difícil. Primeiro foram as dificuldades em contactar a FPTT e a organização da prova. Depois houve regras que não conseguimos clarificar... Mas lá pagámos, madámos a papelada das licenças, inscrições, atestados de médico e mais não sei o quê... (questão: porque é que uma federação não manda os seus praticantes fazer os exames aos Centros de Medicina Desportivo?)

No dia de Sábado, 5 de Julho, estava previsto a abertura do secretariado para entrega de GPS e verificações técnicas... Estavamos à hora de abertura, mas demorou um bocado a que a coisa funcionasse normalmente. Lá fomos atendidos e enviados para descansar com a família na noite que antecedia a nossa estreia.

O dia 6 de Julho começou bem cedo, às 5 da manhã já estava a pé... recolhi o Marco, o meu navegador, e lá estavamos nós à abertura do secretariado às 6:30 horas. Depois do atraso da ordem, lá recebemos os GPS com os Waypoints (só, sem mais nada, pelo menos nós foi assim). Copiámos depois os pontos para a carta militar... enquanto reliamos o regulamento, fomos combinando as estratégias. Seleccionámos as que íamos fazer, delineámos um trajecto para a manhã e outro para a tarde... Acabámos por decidir fazer os pontos exactamente ao contrário. Expactativa: evitar a confusão, óbvia, que seriam os primeiros pontos... De facto, assim conseguímos, fizemos a manhã sem ver um único carro, até ao último ponto antes da neutralização. Também sabíamos que andava um carro à nossa frente, o da Camel Active Bencar (era a equipa líder do CNN...). Soubemos mais tarde que os primeiros pontos, no sentido contrário ao da nossa opção, tinham tido engarrafamentos... Durante a manhã cumprimos o plano, andámos sempre na carta 123, na zona de Valongo, que conhecíamos relativamente bem. Começámos a tarde com o ponto TV, e também andámos em zonas conhecidas... mas correu mal. Um par de erros, normalíssimos, e começamos a abdicar de pontos e de estratégias... de repente só tinhamos possibilidade de voltar para o controlo final... e o risco já era elevadíssimo... Fizemos a última meia hora por estrada, a controlar a velociadade no GPS para que não hovesse desclassificações pelas piores razões (excesso de velocidade ou atraso no controlo final)... Conseguimos chegar às 15:56h, com muitas equipas já à nossa espera... e de mais 5 equipas. Dessas, apenas 2 acabaram por conseguir chegar no tempo regulamentar. As outras 3, duas delas por avaria, não conseguiram e acabaram desclassificadas.

Foi espectacular, excelente a navegação do Marco, óptimos a perceber que era para aprender que ali estávamos. Acabámos em 5ºs, com 4 equipas à nossa frente, equipa muito experientes, de top...

Venha o próximo...