Limpar Portugal

Limpar Portugal
Limpar Portugal

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dia 3...

Dia 3...

Na noite anterior tivemos chuva por companhia.

Quanto ao percurso, sabíamos que ia ser mais uma etapa até ao deserto, mas com momentos mais emocionantes. Assim foi, um dia cheio de paisagens monumentais, das mais espectaculares que se podem ver por Marrocos. A floresta dos Cedros, o vale entre o Médio Atlas e o Alto Atlas e as Gargantas do Ziz são sempre impressionantes. A chuva não desaparecia e no Atlas o vento era fortíssimo. Houve uma altura que tivemos que andar a 30/40 Km/hora, tal era a impressão que o vento causava no nosso Defender. Deparámo-nos mesmo com uma caravana que ziguezagueou até ficar atravessada na estrada. Só houve maleitas com os materiais, e foi rápido o movimento de pessoas apra ajudar os holandeses (no caso).


Com o avançar dos quilómetros, deparámo-nos com a gravidade da dificuldade que tinha em engrenar as velocidades. Decidimos parar em Er rachidia (cidade de maiores dimensões) para tentar reparar a situação. Praticamente só engrenava a 3ª e a 5ª e eu evitava parar o Defender para não passar pela tensão de arrnacar em 3ª... Foi nesta condição que acabámos por parar por ordem da polícia quando numa longa recta no meio de um grande planalto passámos pelo sinal de STOP (“HAUT POLICE”). Depois da ameaça de multa de 400 MAD expliquei-lhe (e demonstrei) que estava sem velocidades e ele lá compreendeu, perdoou a multa e aconselhou-nos a parar mesmo em Er rachidia para encontrarmos “bons mecânicos“.

Pessoalmente estava pouco crente no sucesso da resolução do problema, mas, logo na primeira oficina, a coisa ficou resolvida. A oficina não tinha nada bom aspecto (como todas as oficinas por que passámos) e claramente era oficina de mudança (?) de óleo e limpeza de filtros... e pouco mais. Dirigimo-nos a um rapaz a quem perguntámos onde poderiamos encontrar um bom mecânico de Land Rover... e ele fez um telefonema. Disse-nos que num quarto de hora ele estaria ali. Assim foi. Ele experimentou a embraiagem, verificou o fluido da bomba e diagnosticou que era esse o problema e que a poderia reparar se eu quisesse. Depois de algum esforço por esclarecer a situação, senti-me confortável e confiante com esta pessoa. Tinha que tomar uma decisão e disse-lhe que poderia ser, "c'est ok". Era o Ali, irmão do Lirbali (não tenho a certeza do nome dele, mas era o primeiro rapaz a quem nos dirigimos, e que fez o telefonema). Pôs as mãos ao trabalho. É claro que não pedi o CV dele para saber se era de confiança, mas eu estive mais atento que nunca a uma intervenção no meu Land Rover, e o Ali não pestanejava com a muinha presença e avaliação (e a do meu companheiro André, é claro). Era uma pessoa humilde, sem manias nem arrogãncias, bem educado e que mostrava dominar o que estava a fazer, parecia ter experiência a fazer aquilo. No momento em que percebemos que eram os dois irmãos, o André comentou que era “uma família de mecânicos”... ao que ele respondeu que “não, que só ele (Ali) era mecânico” (ou seja, o facto de ter um irmão a trabalhar numa oficina, a mudar óleo e filtros não faz dele mecânico).
Afinal não foi possível reparar a bomba... teve de ser substituída (tinha uma falha na parede interna da bomba, por onde o fluido saía e se derramava). Ele disse-me que no estado em que estava, se tivesse andado a meter o fluido aos poucos, ao longo da viagem, o Defender ainda vinha para Portugal, e achei que tinha havido um mal entendido no início da conversa com o Ali, em que eu o fiz pensar que eu já tinha colocado fluido na bomba... Acabámos por procurar uma bomba, que adquirimos e substituímos. Reparei na forma como cuidadosamente o Ali colocava a reapertava todos os parafusos que antes tinha tirado para a desmontar... Fiquei muito satisfeito com o trabalho, achei-o muito competente... fizemos por ali uma série de amigos... Custo total (bomba 240 MAD + fluido 25 MAD + Mão de obra 200 MAD, ele pediu-me 150 MAD e eu dei os 200 MAD) – demorou 4 horas (TOTAL EM €= Aprox. 41 €)... o mais engraçado foi que já tive um problema do género aos 40.000 Km, em Portugal, e na altura fiquei sem saber o que tinha o Land Rover e substituíram-me a “caixa de velocidades” e paguei mais de 300 € na PRECISION. Como não percebo nada de mecânica... andei umas horas a pensar que fui levado em Portugal... vamos ver.


Acabámos por chegar a Merzuga já de noite... no mesmo percurso que fizéramos em 2005... e com o Sporting novamente a ser eliminado... (na altura foi pela Udinese e agora pelo Glasgow)...

Com a chegada a Merzuga, o vento estava forte, e a areia atravessava-se na estrada... Disseram-nos mais tarde que fazia 5 dias que “estávamos no meio de uma tempestade... era só pó”...


Dormimos no quintal do Auberge OASIS, na nossa tenda de montagem em 2''...

http://www.auberge-oasis.net/

NOTA: Sei que é um fluido e não um óleo porque li os post's do JPCMC do fórum do Landmania Clube de Portugal (apesar de não concordar muito com as suas posturas perante alguns dos sócios, a sua partilha de informação técnica tem-me valido alguma coisa - a ele o meu obrigado).

Sem comentários: