Limpar Portugal

Limpar Portugal
Limpar Portugal

domingo, 21 de março de 2010

Limpar Portugal

Tal como estava previsto há uns bons meses, participei hoje, conjuntamente com o Alexandre, o meu filho mais velho, no Limpar Portugal. Apesar de inscrito no concelho onde habito (Matosinhos), sabia que teria outras possibilidades de participação neste evento, uma vez que na minha actividade profissional tenho muito contacto com associações florestais e ambientais… Era uma questão de aguardar que estas associações definissem o seu envolvimento no movimento e juntava-me aquela que mais estivesse a jeito. Assim foi, juntei-me a uma equipa maioritariamente feminina, com filhos, que poderiam estar presentes (eram poucos e mais velhos que o meu Xande) ou que, no mínimo, seriam sensíveis à presença do meu filhote, dando-me margem para ter o meu filho envolvido dentro o que ele a ele esta experiência poderia proporcionar.

Assim, utilizei este dia para sensibilização/educação ambiental, de mim próprio e do meu filho… e até tivemos pouca chuva (tal como estava previsto, o meu grupo só esteve activo no período da manhã, sendo que praticamente não tivemos chuva).

No entanto, foi um movimento com o qual lidei com sentimentos díspares…

Por um lado tinha a determinação de nele participar porque era um EXEMPLO, um acto de absoluta dádiva (em nome de uma riqueza que vai fazer parte da vida dos meus filhos = a natureza), um acto resultante de um movimento social, com tudo o que tem de emocional… e, para além disso, porque conheci as pessoas que despoletaram o movimento em Portugal e sei que são pessoas que mobilizaram o que têm de melhor para que isto avançasse… e foram discretos… foram altruístas.
Por outro lado, tinha a sensação que iríamos arranjar espaço para (os mesmos) continuarem a depositar mais lixo no monte; que teríamos os autarcas a mobilizarem recursos, mas que o fariam sem convicções (e nunca deixarão de ser os próximos eleitos); … depois, depois ... não interessa mais.

Para ficar claro, nunca tive dúvidas, o sentimento negativo, era o que eu próprio combatia, o meu Mr Hide, com o Dr Jekill a ter trabalho fácil…

Mas já percebi que vou ter que aprender que será assim todos os dias… e nem sempre será trabalho fácil…

Abraço,


Rui

Sem comentários: