Limpar Portugal

Limpar Portugal
Limpar Portugal

terça-feira, 22 de abril de 2008

6º Dia, a Pista de Telouet

6º Dia, a Pista de Telouet

Para mim foi uma repetição. Fiz esta pista em 2004, acompanhado pela minha mulher e mais rapaziada num Opel Frontera. Dessa minha primeira experiência ficou-me na memória o contraste com a pista da Garganta do Todra para a Garganta do Dades... (mais longa e difícil). Desta vez foi vivida como uma experiência de montanha, aproveitámos o percurso que tínhamos planeado para fazer este desvio e sentir a altura, o cruzamento de carros em espaços curtinhos e precipícios vertiginosos... Para mim, foi-me bastante agradável. Foi neste dia que percebi que nunca me senti tão bem nas minhas viagens a Marrocos como desta feita, senti-me calmo, seguro... mas isso são coisas minhas...

Na minha memória de 2004, estava ainda a travessia do Atlas a caminho de Marrakech, por estradas que serepenteavam a montanha, nessa data já noite avançada. Desta vez queria fazer esta travessia de dia... É mais uma série de imagens que valem tudo...

Lá estava o monte Tubkal... que atracção. O meu companheiro André, falava de o subir... e eu que tive um par de experiências de caminhadas em montanha (alpinismo), até tive vontade de as recuperar... aqui está mais um projecto. No ponto mais alto do nosso percurso por estrada (Tichka), resolvemos tomar um chá (já só tínhamos 6 MAD, mas não foi problema, deram-nos o chá pelo dinheiro que tínhamos). Conversámos com um local que nos disse ter subido o Tubkal com um grupo de portugueses... portugueses que “vinham a Marrocos procurar tesouros de tempos muito antigos”... ainda tenho esta a rebolar na minha cabeça.

Passámos pela Praça Jemaa El-Fna..., vimos as cobrinhas e o teatro... mas não era para isto que eu vinha a Marrocos (estava noutra: acabámos o dia a comer viande haché numa tasquinha na estrada para Al Jadida.).

VER FOTOS DO 6º DIA

Sem comentários: